sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O que angustia?

A monografia é obrigatória e paira sobre os ombros do monografando como um papagaio de ventríloquo que jamais cala o bico. Ao ser questionado sobre o que angustia o pobre monografando, o que geralmente diz o papagaio?

- não sei sobre que tema fazer;
- tenho um tema em mente, mas não sei se rende;
- tenho dois temas e não consigo escolher;
- simplesmente não sei por onde começar;
- não sei quem pode me orientar;
- não sei como encontrar um orientador;
- sei o que quero fazer, mas não há ninguém que possa me orientar aqui;
- não sei escrever na linguagem científica;
- detesto a linguagem acadêmica e acho isso uma bobagem;
- não tenho tempo para isso, estou fazendo estágio;
- não tenho disciplina suficiente, sou muito dispersivo;
- não sei lidar com prazos;
- não gosto de ler teoria, meu negócio é literatura;
- nunca vou conseguir ler toda a bibliografia necessária;
- tenho medo de usar autores de diferentes paradigmas;
- não entendo nada de metodologia;
- nunca escrevi mais do que dez páginas, como vou escrever pelo menos cinqüenta?

Espero que ninguém tenha todas essas dúvidas ao mesmo tempo, mas dificilmente alguém estará livre de algumas delas. Na verdade, elas acompanham todos os pesquisadores, independentemente do estágio de formação. Doutores também possuem dúvidas sobre construção de problemas de pesquisa, por exemplo, e muitos têm dificuldades para lidar com prazos.

Vou procurar tratar de cada item em separado, pois todos são pertinentes. O que importa dizer, logo de início, é que as angústias de quem está construindo um projeto de pesquisa não são pessoais, e sim compartilhadas. Alguns podem estar mais seguros sobre um ou outro ponto, mas o fato é que todos passam pelas mesmas dúvidas. Falar sobre essas questões vai retirando, do processo, uma certa aura mítica de que existiriam mentes privilegiadas para as quais a monografia seria apenas uma questão de “sentar e escrever”. Lamento informar, mas isso não existe. Todo mundo tem um papagaio chato gritando no ombro.

Nenhum comentário: