sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Pesquisa Bibliográfica

Na produção da Monografia, você sempre irá recorrer à Pesquisa Bibliográfica. É, portanto, um de seus métodos, pois a busca de bibliografia segue um movimento metódico, articulado com a construção dos conceitos essenciais de seu referencial teórico.

Faz parte da bibliografia o acervo de livros e artigos que você reuniu, leu e utilizou para construir o ambiente teórico no qual irá se movimentar para compreender seu objeto. É fundamental perceber que lemos muito mais do que efetivamente utilizamos na Monografia – que nada mais é do que nosso “relatório de pesquisa”. Assim, nem tudo que lemos deve constar do texto final. A decisão do que “entra” e do que é “descartado” é um indicador da maturidade do pesquisador.

O lento processo de buscar a bibliografia, pesquisar nas bibliotecas, reunir o material que deve ser lido, efetivamente tomar contato com ele e enfim organizar (mental e concretamente) os conceitos e citações que serão posteriormente utilizados fazem parte do método chamado Pesquisa Bibliográfica.


Para ler sobre este método, recomenda-se:

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

2 comentários:

João Vítor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vítor disse...

Muito obrigado, o texto foi muito útil para minha monografia.