quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Por que fazer uma monografia?

A primeira questão que surge, em alunos de graduação que se preparam para enfrentar o duro exercício da monografia, é: por que eu tenho que fazer uma monografia de final de curso?

Algumas respostas sinceras logo surgem:
- porque sou obrigado e, sem isso, não posso me formar;
- porque alguém, quando criou o currículo, decidiu que todo mundo deveria ser capaz de fazer um texto monográfico antes de se formar.

Outras respostas, não menos sinceras, não tardam a aparecer:
- porque é um modo de produzir algum conhecimento relevante;
- porque finalmente posso estudar alguma coisa que me interessa;
- porque assim posso devolver, à sociedade, um pouco do que a universidade pública me proporcionou.

Eu arrisco agregar outras razões, que os alunos nem sempre ousam levantar:
- porque é uma oportunidade de produzir conhecimento, no lugar em que se deve (por natureza) construir conhecimento reflexivo;
- porque não são os filósofos, antropólogos, economistas ou psicólogos, por exemplo, que estão realmente habilitados a tratar dos fenômenos dos campos do jornalismo, da publicidade e das relações públicas – e sim nós, pesquisadores da Comunicação, que temos referencial e conhecimento para tratar destes objetos.

Assim, a monografia deriva de um conjunto de razões. É obrigatória no curso de Comunicação da UFRGS? É, sim. Mas isso não deve obscurecer seu propósito mais nobre, que é o de contribuir, de forma pontual, para avançar no conhecimento da nossa área.

Nenhum comentário: