sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Requisitos básicos do tema

Um bom tema deve:

- Ser prazeroso e interessante ao pesquisador. Não torne a monografia um fardo mais pesado do que já é. Escolha algo que lhe dê prazer.

- Ser exeqüível quanto ao tempo de execução. Não planeje algo que demanda mais tempo do que você dispõe, apenas para na metade do caminho ser obrigado a reduzir suas ambições. Não gere suas próprias frustrações.

- Ser exeqüível quanto ao acesso às fontes de pesquisa. Se seu trabalho exige acesso a informações privilegiadas, assegure-se de que tem este acesso antes de ir adiante. Se o acesso não é garantido, o melhor a fazer é mudar de tema ou de objeto.

- Estar adequado ao universo de conhecimento básico do pesquisador. Você gosta de televisão? Estude televisão. Sempre gostou de discutir política? Pense em uma problemática nesse campo. A mesma lógica vale para as disciplinas de antropologia, história, psicologia, sociologia, arte, filosofia, economia etc. A monografia é uma oportunidade de estudar e aprofundar conhecimentos, portanto escolha algo que vai qualificá-lo.

- Ser pertinente à área de conhecimento. Ou seja, estude Comunicação.

- Oferecer uma abordagem original. Para isso, é preciso avaliar o que vem sendo feito e propor um objeto novo ou um novo olhar sobre um objeto já pesquisado.

- Ter interesse público. De modo geral, eu diria que tem interesse público aquilo que pode contribuir com o conhecimento do campo da Comunicação, de um grupo social ou de uma instituição (preferencialmente pública). Os trabalhos sobre cidadania e meio ambiente, por exemplo, têm interesse público inegável. É importante que os resultados possam ser socializados.

- Ter relevância histórica e científica. A menos que seu trabalho tenha caráter histórico, é importante que você escolha temas contemporâneos. A relevância científica está associada ao interesse público e à validade que seu trabalho demonstrará, pelo referencial teórico e pela metodologia utilizados.

Nenhum comentário: